Dr. Gabriel de Amorim

Você já foi ao dermatologista alguma vez na vida?

O dermatologista é muito conhecido por ser o médico que trata de queixas estéticas.

Entretanto, antes mesmo de tratar a beleza, ele é um profissional que atua no diagnóstico e tratamento de diversas doenças.

Vamos conhecer como o dermatologista trabalha e como ele pode te ajudar.

verruga câncer de pele pinta

O que o dermatologista faz?

O dermatologista é o profissional que trata da pele, das mucosas, dos cabelos e das unhas. Todas as doenças relacionadas a essas partes do corpo são de interesse do dermatologista.

A dermatologia é a especialidade com o maior número de doenças catalogadas, ultrapassando 3 mil doenças. A pele também é o maior órgão do corpo humano.

Para se formar dermatologista, o médico faz a graduação em Medicina e depois passa por 3 anos de especialização através da Residência médica em Dermatologia.

A dermatologia é uma área em constante avanço e atualização. Nas últimas décadas, os recursos para diagnóstico e tratamento dos pacientes vem melhorando bastante.

Um desses recursos é o dermatoscópio, um instrumento que permite aumentar a visão da lesão de pele em 10 vezes, como uma lupa.

Através do uso de lâmpadas de cores específicas, podemos enxergar estruturas muito pequenas, que auxiliam no diagnóstico da doença.

espinhas acne rosácea roacutan isotretinoína

Outra informação que poucos pacientes sabem é a de que o dermatologista também opera.

Nas últimas décadas, as técnicas cirúrgicas dentro da dermatologia vem crescendo, tornando-se uma opção de tratamento para diversas doenças. 

Na maioria das vezes, as cirurgias são mais simples, realizadas no consultório, sem necessidade de sedação do paciente ou internação. 

Entretanto, usamos técnicas complexas para a retirada de pintas, caroços, cistos, tumores, câncer de pele e outras lesões. Também estamos aptos a reconstruir o dano causado pela cirurgia, deixando o melhor resultado estético após a cirurgia.

Para descobrir se o profissional que te atende é realmente um dermatologista credenciado, faça a pesquisa no site da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Se você encontrar o profissional na pesquisa, significa que ele realmente é medico e especialista em dermatologia.

Quem é o Dr Gabriel?

dermatologista queda de cabelo unhas enfraquecidas

O Dr Gabriel de Amorim é goiano. Aos 17 anos, passou no vestibular de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso, naquela época a faculdade com melhor nota no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e considerada pelo MEC uma das melhores faculdades do Brasil.

Concluiu a graduação em 2015, aos 23 anos. Serviu o Exército Brasileiro como médico generalista na 2a Companhia de Fronteira, no Mato Grosso do Sul.

Depois disso, Retornou à UFMT para fazer a Residência médica em Dermatologia no Hospital Universitário Júlio Muller.

Durante a especialização, teve contato com as áreas de clínica, cirurgia e cosmiatria. Nos ambulatórios de cirurgia dermatológica, operou vários pacientes, na maioria das vezes com câncer de pele.

Atualmente atende em consultório na Vinci Medical Offices, em São José dos Campos-SP, onde faz consultas e procedimentos cirúrgicos.

O Dr Gabriel atende pacientes de todas as idades, desde o recém-nascido até o idoso.

Antes de escolhermos um médico, devemos checar a opinião de quem já se consumou com aquele profissional. 

O Dr Gabriel já recebeu 200 avaliações 5 estrelas no Doctoralia e 50 avaliações no Google, com relatos muito positivos sobre sua atuação.

dermatologista sjc
dermato sjc
dermato sjc
dermatologista
dermatologia dermatite contato atópica micose

O Dr Gabriel realiza o acompanhamento e tratamento personalizado de várias doenças, incluindo:

Quando devo procurar um dermatologista?

É importante procurar um dermatologista toda vez que você tiver algum problema de pele, das unhas ou dos cabelos.

Algumas doenças acabam demorando a ser diagnosticadas porque o paciente faz consultas apenas com o médico generalista no pronto-atendimento.

Por mais preparado que o médico seja, a consulta de pronto-atendimento não é capaz de resolver todos os problemas do paciente.

Como a consulta nessa situação serve apenas para aliviar os sintomas e estabilizar o quadro do paciente, nem sempre é possível diagnosticá-lo corretamente ou curá-lo.

Isso acontece frequentemente com doenças de pele. A hidradenite supurativa, por exemplo, é uma doença de pele que se parece muito com furúnculos que ficam indo e voltando nas axilas, virilha ou debaixo das mamas.

Se o paciente faz consulta apenas no pronto-atendimento, vai achar que tem apenas furúnculo, quando na verdade a hidradenite é uma doença muito mais complexa e grave.

alopecia androgenética areata efluvio

As dermatites e urticárias são outro exemplo. Muitos pacientes procuram o pronto-atendimento nas crises, os sintomas aliviam, mas depois não procuram um médico para investigar a causa daquela dermatite ou urticária.

Quando isso não é feito, a doença pode acabar voltando várias vezes.

Devemos procurar o dermatologista quando temos muitas pintas no corpo, porque isso pode ser um fator de risco para câncer de pele.

É importante consultar também quando novas pintas e manchas surgem, ou quando pintas antigas começam a mudar de cor, tamanho ou formato.

As quedas de cabelo são uma causa comum de visita ao dermatologista. Através do exame do paciente, podemos identificar a causa da queda e tratar corretamente.

Existem quedas de cabelo passageiras, outras acompanham o paciente por alguns meses, outras são para o resto da vida. Existem quedas em que o cabelo é reposto após tratarmos, enquanto outras quedas são definitivas. Todas essas variáveis demonstram a importância da investigação adequada. 

Outro motivo para se consultar com o dermatologista é quando temos uma lesão dentro da boca que já foi investigada pelo dentista e não foi possível fechar diagnóstico.

Algumas doenças dermatológicas tem manifestações dentro da boca – nas gengivas, na parede das bochechas, na língua e na garganta.

Por último, mas não menos importante, podemos visitar o dermatologista quando queremos cuidar melhor da pele. Seja para melhorar o aspecto da pele do rosto (o famoso skincare), ou para clarear uma mancha do corpo.

Fontes:

O que é Dermatologia – Sociedade Brasileira de Dermatologia

O que é cirurgia dermatológica – Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica

Áreas dermatológicas – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Como escolher um dermatologista – Sociedade Brasileira de Dermatologia